Estudantes de Enfermagem da Escs/Fepecs ensinam automassagem remotamente

Estudantes da 3ª série usam as mídias sociais para ensinar à população e aos profissionais de saúde atividades terapêuticas

Os estudantes da 3° série do Curso de Graduação de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde, mantida pela Fundação de Ciências da Saúde (Escs/Fepecs), Isabela Alencar, 21 anos, Caio Felipe de Souza, 21 anos, Dara Emanuela Lopes, 20 anos, e Katrine de Souza, 22 anos, ensinam atividades terapêuticas por meio de mídia social. O endereço para ter acesso às informações é o @divulguescs.

Projeto – O projeto das atividades terapêuticas sobre a automassagem faz parte das atividades do eixo de Habilidades Profissionais de Enfermagem (HPE) com o propósito de que os estudantes conheçam as práticas integrativas ofertadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF).

“Além do conhecimento, eles colaboram com a divulgação para a população sobre o serviço ofertado nos cenários de Saúde, e também ensinam de forma didática por meio de posts no Instagram como pode ser feita a automassagem em casa, colaborando com o distanciamento social e se beneficiando da prática”, informa o coordenador deste Projeto, o docente Suderlan Leandro.

Pandemia – De acordo com o estudante Caio Felipe, em meio à pandemia, muitas das atividades terapêuticas realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde estão sendo reestruturadas.

“As mídias sociais são nossas grandes aliadas nesse momento. O nosso tutor Suderlan acabou nos fornecendo uma proposta bacana. A partir disso, nós vimos a importância das redes sociais e de como isso pode ajudar as pessoas nesse momento tão caótico que estamos presenciando”, declarou Felipe.

“Pensamos bastante em ajudar aqueles que estão na linha de frente dessa pandemia, pois eles estão passando por momentos de muito estresse, tanto no ambiente hospitalar quanto no próprio ambiente familiar, uma vez que estão se isolando da  família. A automassagem pode propiciar, não só para a população, mas para os profissionais, conforto, diminuir a tensão, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar o estresse psicológico”, explicou Isabela.