Dia Mundial da Saúde Digestiva
Fepecs, Escs e Eapsus lembram do dia por meio de especialistas que falam da importância de gerar conscientização sobre a prevenção
Hoje, dia 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data foi criada pela Organização Mundial de Gastroenterologia e tem o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde sobre como realizar o diagnóstico precoce das doenças do aparelho digestivo, visando sua prevenção. Servidores das escolas da #Fepecs, a nutricionista Elisabeth Caiuby (@e_caiuby), responsável pela Gerência de Desenvolvimento de Projetos da #Eapsus e a médica gastroenterologista pediátrica Adriana Domingues, docente e coordenadora da 4ª série do curso de Medicina da #Escs, falam da importância de gerar conscientização sobre a prevenção, prevalência, diagnóstico precoce, manejo e tratamento da doença do aparelho digestivo.
Segundo a nutricionista Elisabeth Caiuby, a Organização afirma que cerca de 20% da população mundial tem algum distúrbio gastrintestinal e que a maioria das pessoas (aproximadamente 90%) se vale de automedicação e não buscam ajuda médica.
“É importante que as pessoas saibam que o aparelho digestório não tem a função apenas de digestão de nutrientes. No estômago, por exemplo, são produzidos alguns hormônios fundamentais para a integridade da digestão, além da função de triturar o alimento, pré-digerir e esterilizar. A microbiota intestinal humana é habitada por trilhões de microrganismos (bactérias, vírus e fungos) que mantém a integridade da mucosa e controla a proliferação de bactérias que causam doenças. Essa população de microrganismos intestinais inicia sua colonização no intestino após o nascimento influenciando a saúde por toda a vida do indivíduo, atuando sobre o sistema imunológico, fazendo parte da digestão de nutrientes, sintetizando hormônios e vitaminas e inibindo a colonização de patógenos. O desequilíbrio nessa microbiota é denominado disbiose e pode gerar sérios problemas como obesidade, baixa na imunidade e diversas alterações do sistema digestivo”, explica a nutricionista.
De acordo com a médica Adriana Domingues, manter hábitos dietéticos saudáveis, com restrição de gorduras e açúcar e aumentar a ingestão de frutas, hortaliças e fibras, e beber bastante água é importante para evitar doenças do aparelho digestivo.
“Algumas orientações são importantes para o bom funcionamento do aparelho digestivo como: evitar o tabagismo, evitar o consumo e álcool e condimentos, iniciar atividades físicas regulares e, principalmente, não se automedicar. Lembrar que o médico deve ser consultado sempre após o surgimento de qualquer sintoma”, afirma a médica Adriana.
Texto: Renata Madeira – Ascom Fepecs
Arte: Demetrius Carvalho – GERAV/UAG/FEPECS