O governador do DF atende pedido da diretora executiva da Fepecs e estudantes do internato retornam aos Estágios na próxima semana

O governador do DF atende pedido da diretora executiva da Fepecs e estudantes do internato retornam aos Estágios na próxima semana

A medida é para os estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia

Atendendo ao pedido da Diretoria Executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o Governador Ibaneis Rocha, autorizou o retorno dos alunos que estejam no último ano dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia às atividades do Estágio Curricular Obrigatório – ECO (internato), exercidas nas unidades de Saúde do Distrito Federal, para a atuação no combate da pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir de 18 de maio de 2020.

“A formação em serviço, característica do Estágio Curricular Obrigatório (ECO), proporciona a qualificação dos trabalhadores e o desenvolvimento do próprio sistema de saúde. Os estagiários servirão para ampliar a cobertura na assistência aos usuários do Sus-DF, uma vez que  com o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, outras especialidades estão com o fluxo de servidores e residentes comprometidos”, afirmou a diretora executiva da Fepecs, Mariela Souza de Jesus.

O Decreto Nº 40.774, de 14 de maio de 2020, publicado, hoje (15), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) altera o Decreto nº 40.583, de 1º de abril de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e possibilita o retorno dos alunos, dos cursos citados, aos estágios.

EPIs – De acordo com a publicação, fica a cargo de cada Instituição de Ensino Superior o fornecimento dos equipamentos de proteção individual