O Coordenador do Curso de Enfermagem fala sobre a profissão

Rinaldo Neves se diz grato por contribuir com a formação de enfermeiros com perfil para o Sistema Único de Saúde

Dia Mundial da Enfermagem – O coordenador e docente do Curso de Graduação em Enfermagem, da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), professor Rinaldo Neves, fala sobre a sua experiência na profissão de enfermagem nesses 36 anos de atuação na assistência, na gestão, no ensino e na pesquisa. Ele faz parte da equipe Escs/Fepecs desde a primeira turma de docentes a ingressar no Curso de Graduação em Enfermagem, quando de sua inauguração, em 2009. A entrevista do coordenador dada ao site da Fepecs, em comemoração à Semana da Enfermagem, fala um pouco da sua trajetória e sobre os desafios da profissão. Para o doutor Rinaldo, os principais desafios da profissão de enfermagem estão relacionados a quatro principais aspectos:

“Em primeiro lugar, a formação e a gestão da educação profissional para novos contextos de trabalho com foco nos sistemas universais de saúde, combatendo de certa forma, os cursos de baixa qualidade. Em segundo, mercado de trabalho e as relações de trabalho, considerando a precarização, as cargas excessivas de trabalho e o lugar social da profissão juntamente com outros profissionais de saúde. Em terceiro, valorização e respeito profissional, considerando que este é o ano Internacional da Enfermagem de acordo com o Conselho Internacional de Enfermagem. E, por último, hoje mais do que nunca, salários dignos, condições de trabalho, recursos humanos e materiais adequados e suficientes para as práticas da enfermagem nas unidades de saúde”.

Por que você escolheu ser enfermeiro?

RN – Escolhi ser enfermeiro porque é a ciência do cuidado do ser humano, sempre gostei de hospital, de vestir branco e de cuidar das pessoas. Sou feliz e realizado com minha profissão, principalmente, porque hoje atuo na gestão da formação de novos enfermeiros para a profissão e para o Sistema Único de Saúde – SUS. É muito gratificante poder contribuir com a formação de enfermeiros com perfil para a gestão, para a assistência, para o ensino e para a pesquisa.

Quais dicas você dá para os futuros enfermeiros?

RN – Primeiro, escolher a profissão com consciência, entusiasmo e vontade de seguir a sua formação em saúde com a certeza de que pode ser um profissional enfermeiro competente e comprometido com os desafios e avanços da profissão.

Segundo, é preciso ter dedicação pessoal, seriedade e compromisso profissional para cuidar da vida, do ser humano, da família e da comunidade, mas também de cuidar de si para fazer o melhor para a profissão.

Terceiro, é necessário continuar os estudos após a formação, pesquisar e publicar pesquisas, descobrir novas possibilidades de inovar, de criar e de disseminar a ciência da Enfermagem.

Qual conselho que você dá aos profissionais de como melhor cuidar do outro?

RN- Para um cuidado seguro e de qualidade é preciso que os profissionais de enfermagem estejam atualizados cientificamente para praticar o cuidado com as melhores evidências em saúde. Além disso, é necessário equilíbrio psicológico para lidar com as dificuldades da profissão, com as condições estruturais de praticar a Enfermagem, assim como também, com o sofrimento e a dor do outro.

E como melhor cuidar de si mesmo?

RN – Eu particularmente, me cuido diariamente para enfrentar os desafios e problemas da profissão praticando atividades físicas, alimentação equilibrada, pausas para o lazer e procurando ter momentos para mim mesmo buscando o autocontrole e a motivação, como também, olhando para as prioridades do momento com foco e determinação, além de estabelecer rotina diária para dormir e também cuidando de minha saúde fazendo consultas e exames periódicos. Além disso, procuro me manter tranquilo e sereno para enfrentar os problemas diários e tomar decisões na hora e no tempo certo. Outro conselho é buscar a inteligência emocional para conduzir as situações e as pessoas para mediação dos conflitos e estabelecimento de um bom relacionamento interpessoal e profissional.

Professor Rinaldo Neves é doutor em Ciências da Saúde e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), gestão 2018-2020. A Fepecs agradece seu empenho na gestão e docência da Escs e o parabeniza pela profissão que escolheu com tanto amor.