A história de 60 anos da ETESB é retratada em periódico do mês de março da SEE/DF

Artigo marca início das comemorações do aniversário da primeira escola técnica de saúde de Brasília.

Revista Com Censo (RCC), periódico científico vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), publicou, em 31 de março de 2020, artigo sob o título “Uma Escola Técnica de Saúde para uma nova cidade: ETESB – 60 anos de prestação de serviços”. A publicação marca o início das atividades de comemoração das seis décadas de atividades da ETESB que foi criada meses depois do nascimento da capital federal, sendo a primeira escola técnica de saúde de Brasília. Em 2001, a ETESB passou a pertencer à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada diretamente à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses-DF), que tem a função de mantenedora orçamentária/financeira e de apoio operacional.

O impacto da pandemia internacional do novo coronavírus afetou a programação de vários eventos em Brasília, entre eles, a agenda de comemoração dos 60 anos da ETESB, que teria início neste semestre. A publicação faz um registro escrito da criação da Escola com o objetivo de oferecer formação técnica em Saúde para atender as demandas do Serviço de Saúde do Distrito Federal (DF), desde a sua criação no Planalto Central brasileiro.

De acordo com o diretor da ETESB, Nilceu José Oliveira, o artigo produzido por ele e pelas servidoras Patrícia Brito Monteiro, gerente de cursos da ETESB, e Stephanie Caroline Gurgel, gerente pedagógica da ETESB, mostra o desenvolvimento das atividades da escola, a sua importância para o DF e as principais características pedagógicas, educacionais e gerenciais ao longo desses 60 anos.

“Um contexto harmônico entre os sistemas Educacional e de Saúde é apresentado como indutor de oportunidades de profissionalização envolvendo usuários das Escolas Públicas do DF. A ETESB cumpre seu papel de responsabilidade social para a população do DF, quer no campo da Saúde, quer no Educacional. Uma história a ser contada e respeitada por todos”, disse Oliveira.

O artigo tem um relato minucioso dessa história e sobre a implementação dos cursos técnicos. Ademais apresenta uma estatística de alunos significativa que, certamente, impacta no incremento do atendimento à assistência à Saúde no DF. A ETESB formou nos cursos auxiliares e técnicos para a comunidade, dentre outros, um universo de 6.491 alunos. Para os cursos do interesse da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), o número de alunos tem um universo de 3.743, em áreas como biossegurança, agentes de Vigilância Ambiental, farmácia, saúde do Idoso, entre outros.

O diretor reforça que o Artigo trata de um trabalho da ETESB e sobre a ETESB, “O que caracteriza um envolvimento maior com a instituição e que carrega a responsabilidade do grupo de servidores na adequada continuidade do atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria de Saúde do DF e da Comunidade do DF”, finalizou Oliveira.

Para ler o artigo na íntegra acesse http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/796