Etesb forma a 51ª Turma do Curso Técnico em Enfermagem

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos 24 estudantes

A solenidade de formatura da 51ª Turma do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), escola que faz parte do complexo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), aconteceu na tarde desta quinta-feira (20). Familiares, amigos, docentes e corpo técnico da Escola lotaram o auditório da Fepecs para acompanhar a formatura dos 24 estudantes.

A mesa de abertura foi presidida pelo diretor da Etesb, Nilceu José Oliveira, que relembrou a história da enfermagem no país e falou em discurso para os formandos que a vida possui degraus para a conquista de objetivos pessoais.

“Com vontade, planejamento pessoal, dedicação e fé daquilo que se deseja é possível ultrapassar todas as dificuldades para alcançarmos degraus mais altos. Tenho certeza que foi assim que aqui chegaram, tenho certeza, ainda, que todos vocês são capazes de alcançar degraus mais altos na vida pessoal e profissional. Parabenizo pela conquista todos vocês, familiares, amigos e todos que vieram acompanhar essa solenidade”, falou o diretor que recitou um poema do cantor Lenine para finalizar seu discurso.

O diretor executivo da Fepecs, Marcos de Sousa Ferreira, saudou os estudantes e seus familiares pela conquista e destacou a história da Etesb em Brasília.

“A Etesb foi a pioneira dos cursos técnicos em Brasília, foi a primeira a chegar aqui neste endereço e, gentilmente, cedeu seu espaço para as outras escolas que fazem parte da Fepecs. É uma escola que tem tradição na formação técnica com qualidade, principalmente, na formação de técnicos em enfermagem”, disse.

O deputado distrital (podemos) Jorge Vianna, patrono da turma, agradeceu o convite feito pelos estudantes e destacou a sua atuação como técnico em enfermagem antes da sua formação como enfermeiro. Ademais, ressaltou seu compromisso com o Sistema Único de Saúde do Distrito Federal e lembrou que essa é uma proposta seguida pela própria Etesb na formação de seus estudantes.

Cerimônia – A mesa de abertura contou, ainda, com a presença da enfermeira e docente Maria Laudelina de Assis Marques, paraninfa da turma, e da enfermeira e coordenadora do curso, Patricia Archanjo Lopes, que emocionaram a plateia com os seus discursos, em que destacaram a relação dos professores com os estudantes e os desafios, dificuldades e superação de cada um dos formandos nessa caminhada de estudos na Escola.

A solenidade de formatura contou com a participação da estudante Iara Santos, oradora da turma, que emocionou os presentes com o seu discurso e contou um pouco a trajetória de cada um dos formandos nos anos de formação, momentos felizes e difíceis. Na ocasião, o juramento foi feito pela formanda Karolaine Gomes de Souza e a aluna Stela Gaite de Oliveira homenageou os docentes da Etesb.

Compromisso – A Etesb formou sua primeira turma de técnico em enfermagem em 1964 e desde então tem a responsabilidade de entregar para o sistema de saúde, seja ele público ou privado, mão de obra qualificada para atuar na assistência à saúde do Distrito Federal e região. Muitos dos egressos são servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Além de formar, a Etesb oferece cursos de capacitação aos servidores da SES-DF no próprio serviço.

De acordo o Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, no Distrito Federal, existem 34.992 técnicos em enfermagem inscritos no Conselho Regional de Enfermagem- Coren. O curso técnico em enfermagem tem como objetivo formar profissionais para atuarem no processo de promoção, recuperação e manutenção da saúde da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde.