ADASA VESTE A CAMISA DA SUSTENTABILIDADE NO MÊS DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa- preparou uma programação para o mês de março em comemoração à Semana Mundial da Água. Entre as atividades gratuitas e abertas ao público estarão o ciclo de palestras que compreendem ao curso “O papel da Adasa na gestão dos recursos hídricos”, premiações de parceiros defensores do tema, assinaturas de novos convênios e contratos, além de ações sócio-educativas em núcleos rurais.

Seguindo a tradição dos últimos cinco anos ocorridas no Dia Mundial da Água, 22 de março, a Agência irá homenagear com o troféu Guardiões da Água: personalidades reconhecidas por defenderem o gênero, autoridades públicas e demais instituições, representantes da comunidade acadêmica e órgãos governamentais parceiros da Adasa, que regularmente prestaram serviços relevantes visando melhorias na gestão dos recursos hídricos em Brasília.

As atividades iniciam na tarde de amanhã (18) com a assinatura de novos contratos firmados entre produtores de água na Bacia do Pipiripau e a Adasa. O acordo engloba o pagamento de uma retribuição pecuniária anual a proprietários rurais que prestam serviços por meio de ações de conservação do solo, preservação e restauração da vegetação nativa, todos decorrentes do projeto. O projeto criado em parceria com 18 instituições, entre elas a ANA, o Banco do Brasil, Caesb, EMATER, Secretaria de Agricultura, IBRAM e WWF, reúnem esforços, recursos e apoios federais e distritais, juntamente com a participação do terceiro setor.

Mais de 300 mil mudas de árvores nativas já foram plantadas por intermédio do projeto, resultando na preservação de remanescentes florestais, ações de conservação do solo, educação ambiental e revitalização de canais.

Entre os atos solenes da Adasa na próxima terça-feira (22), estão a assinatura de convênios da Agência e a Universidade Federal de Brasília – UNB. As propostas envolvidas visam a otimização do uso dos recursos hídricos e sua sustentabilidade por meio de práticas como o reaproveitamento de águas cinzas e o aproveitamento de águas pluviais, além da elaboração de estudo técnico para levantamento e utilização de dados e informações, que permitirão à ADASA analisar tecnicamente a conveniência da instalação de equipamento denominado eliminador e bloqueador de ar na rede predial de abastecimento de água do DF.

Entre os dias 18 e 21 de março, educadores ambientais do programa Adasa na Escola, em parceria com os alunos do Saúde Coletiva (UNB) que atuam no projeto Agente Ambiental Mirim, promovem uma dinâmica de conscientização ambiental a respeito dos temas “Água e Saúde”, e“Uso Múltiplo e Racional da Água” nas escolas rurais Pipiripau e Cef 2, em Brazlândia. A vivência abordará o ciclo da água por meio de uma dinâmica sensitiva, e ao final, os alunos produzirão trabalhos relacionados à experiência.

O Programa Adasa na Escola leva informações a estudantes e professores das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O programa é realizado por meio de palestras a alunos da educação infantil e ensino fundamental, professores, orientadores e diretores da rede pública. Os participantes  recebem materiais sobre gestão da água, consumo consciente e manutenção das fontes dos recursos hídricos. Mais de 11 mil estudantes e 283 escolas já foram atendidas pelo programa.

Nos dias 22 e 23 de março, 360 alunos da Escola Parque da Natureza, de Brazlândia, participarão de oficinas de educação ambiental, trilhas ecológicas e oficinas de pegadas de animais do cerrado no Parque Veredinhas. As ações ambientais fazem parte do Projeto Descoberto Coberto, da Adasa.

A Adasa abre suas portas para a comunidade acadêmica, professores da rede de ensino e população durante a Semana da Água. Os interessados em participarem do curso “O papel da Adasa na gestão dos recursos hídricos para a sociedade” devem enviar nome completo e tema referente à palestra a ser assistida para semanadaagua@adasa.df.gov.br. O curso envolve sete palestras a respeito de diversos temas correlatos à área é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas de acordo com a capacidade do auditório principal da agência. A lista completa com os temas abordados nas palestras pode ser conferida no site da Adasa: www.adasa.df.gov.br.

Fonte: Adasa