Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto realiza atividade com jovens na Samambaia

Brasília (15/05/2018) – Os residentes do Programa Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) realizou, na terça (8) e quarta-feira (9), 18 rodas de conversa com 340 estudantes nas Escolas de ensino médio 123 e 414 de Samambaia. Os assuntos debatidos com os adolescentes incluíram temas sobre saúde mental, reforma psiquiátrica e as diversas formas de violências enquanto fatores de risco.

A coordenadora do Programa de residência, Helicínia Peixoto, ressalta que o objetivo dessa ação foi realizar uma prévia intersetorial para o Dia da Luta Antimanicomial e Dia de Luta de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes a ser realizada nesta sexta-feira, 18 de maio.

“A interação dos residentes com a comunidade escolar valoriza a atuação na saúde mental e utiliza o território como parceiro na prevenção e promoção de saúde. As escolas são um local de construção das relações sociais e é importante que trabalhem cada vez mais com a temática da saúde mental”, destacou Waleska Fernandes e Dalilla de Rezende, preceptoras do Programa.

A residente do Programa Juliana Ferreira de Oliveira, terapeuta ocupacional, ressaltou que esta ação sensibilizou os alunos em conhecer os serviços oferecidos na rede de saúde e foi uma oportunidade de conhecimento por parte dos residentes.

“Ir nas escolas nos fez pensar o quanto a saúde mental deve extrapolar os muros dos serviços especializados. Pensar em saúde mental é pensar em articulação intersetorial, onde a ida às escolas nos proporcionou sensibilizar os alunos em relação ao sofrimento psíquico e como contar com os serviços da rede. Ao final das intervenções nas salas, tivemos o feedback dos alunos, que nos procuraram para obter informações em relação aos serviços e como seriam acolhidos. A intervenção foi rica e o sentimento que ficou entre a maioria dos residentes foi de que essa ação não se limite à semana da luta, mas que aconteça mais vezes”.

A ação foi desenvolvida, juntamente, com os servidores do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Droga (Caps AD), do Caps geral de Samambaia e da Coordenação do Programa de atendimento às vitimas de violência também da região. Outros temas como ansiedade e álcool e drogas serão trabalhado em outra edição a ser realizado no próximo semestre de 2018.