Projeto de estudantes e docentes da ESCS abre as portas da Escola para visitação

Estudantes do último ano do ensino médio vivenciam por um dia atividades voltadas para o curso de Medicina

Brasília (3/10/2016) – Cerca de 70 estudantes do terceiro ano de ensino médio de colégios públicos e particulares do Distrito Federal participaram, na última sexta-feira (30), pela manhã e tarde, do evento ESCSperiência, realizado pela primeira vez e organizado pelos estudantes e docentes do curso de Medicina, com o apoio da direção da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

“Estamos atendendo uma demanda que já era solicitada, uma vez que não temos uma divulgação ampla no cenário de ensino do Distrito Federal. Com essa visitação in loco damos continuidade ao projeto DivulgESCS, que acontece desde 2012. A diferença agora é que estamos trazendo os estudantes para dentro da nossa estrutura e realidade”, contou o estudante do quinto ano de medicina Leandro Gontijo. De acordo com a estudante do primeiro ano, uma das organizadoras do projeto, Larissa Paixão, a intenção dos estudantes é realizar esse evento três vezes ano, o próximo no começo de 2017, e ampliar a visitação para estudantes que querem cursar Enfermagem, outro curso oferecido pela ESCS.

De acordo com o docente da ESCS Carlos Darwin da Silveira, esse momento pode confirmar ou não se os estudantes visitantes têm afinidades com as atividades desenvolvidas pelo curso de medicina. “Este evento dá uma noção de como funciona a metodologia ativa desenvolvida pela ESCS, que é diferente do que eles vivenciam nos colégios e cursinhos. Além disso, proporciona um contato direto com os nossos alunos, dessa forma eles podem saber como funciona a Escola”, apontou.

A estudante do Colégio Militar Dom Pedro II Giovana Carla, 17 anos, afirmou que as aulas apresentadas no ESCSperiência deu a possibilidade de entender o universo da Escola em relação à metodologia e sua estrutura. “Eu não pensava em fazer o Enem para cá e hoje eu vi na prática como acontecem as aulas e os grupos de estudos (tutoriais) e mudei de ideia sobre a Escola”, disse a estudante.

Os estudantes Pedro Cardoso, 17 anos, e Pedro Alves, 19 anos, respectivamente das escolas Elefante Branco, na 908 Sul, e Setor Leste, na L2 Sul, vão tentar o Enem e o PAS para o curso de medicina. Eles afirmam que esse é o curso dos sonhos e para se prepararem estudam praticamente todos os dias, a fim de alcançar o objetivo. A ESCS e a UNB são as duas únicas instituições na lista dos estudantes. Eles falaram com entusiasmo sobre a visita e como foi bom conhecer na prática como funciona as atividades da ESCS.

Atividades – A atividade começou às 8h da manhã e foi até às 19h, sendo finalizada com a apresentação da bateria Bicuda. Os alunos participaram de palestras sobre ciclo cardíaco e mecânica respiratória, práticas de anatomia e histologia no laboratório morfofuncional, aulas de semiologia e profissionalismo, além de aprenderem um pouco sobre a história da ESCS, história do Centro Acadêmico (CAMIB) e sobre a Associação Esportiva (Atlética). Além disso, tiveram a oportunidade de participar de uma simulação da Liga de Trauma e presenciaram a abertura de tutoria.