II Seminário NOVOS SABERES EM ÁGUA E SAÚDE

Dia 26 de março no auditório da Fepecs o debate reúne especialistas para o cuidado com a água na produção de alimentos

 

 No próximo dia 26 de março, das 8h às 17:30h, no auditório da Fepecs acontecerá o II Seminário NOVOS SABERES EM ÁGUA E SAÚDE com o tema Água, Produção de Alimentos e Saúde na Perspectiva Transdisciplinar, como parte da agenda da Semana Mundial da Água de 2015 no Distrito Federal. A atividade objetiva informar, alertar e sensibilizar os participantes para a relação entre a saúde humana e a saúde do meio ambiente e para a importância da preservação das águas, no recorte da produção dos alimentos. Os organizadores pretendem ainda oferecer um espaço de reflexão e de elaboração de propostas de ação para a conscientização e o necessário enfrentamento de questões relacionadas aos temas expostos, especialmente para os profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do DF com ênfase nas equipes de Saúde Rural.

Será uma promoção do Observatório Transdisciplinar em Água, Saúde e Educação (OASE) por meio da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à Secretaria de Saúde (SES-DF), juntamente com o Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) e a Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água (REATA).

 

O evento aberto à comunidade é gratuito, receberá professores, pesquisadores e produtores de alimentos que debaterão sobre os RISCOS À VIDA NA AGRICULTURA CONVENCIONAL e também sobre NOVOS PARADIGMAS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NO CUIDADO COM A VIDA.

 

A professora doutora em educação pela Universidade de Brasília, Vera Lessa Catalão, que palestrará sobre Água como vetor de saúde: o olhar transdisciplinar argumenta que “neste momento de crise planetária que atravessamos,  a água apresenta-se como o elemento mais determinante para a sobrevivência humana e de outras comunidades de vida. As consequências da qualidade da água e da disponibilidade de oferta repercutem diretamente sobre a saúde humana e dos ecossistemas interagentes, seja como vetor de doenças e/ou  como elemento essencial para promoção da saúde e qualidade de vida“.

 

Na mesa redonda do período da manhã, o médico Wanderlei Pignati, que realiza pesquisas na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)  foi convidado para falar sobre Impactos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente. O engenheiro civil e sanitarista, Alexandre Nascentes, integrante do Grupo de Pesquisa Engenharia e Monitoramento de Biossistemas (EMBio/UFRRJ) vai tratar sobre Desreguladores endócrinos em águas de abastecimento  que são micropoluentes no ambiente que podem interferir no sistema endócrino, afetando a saúde, crescimento e reprodução de animais e seres humanos. E o biólogo Gilles Ferment  consultor do Núcleo de Estudos Agrários e do Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) discorrerá sobre Os riscos da transgenia na produção de alimentos. 

 

No período da tarde um representante do Ministério da Saúde enfocará a  Política Nacional de Saúde da População do Campo e das Florestas no contexto do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. O engenheiro florestal e deputado distrital Joe Valle foi convidado para expor sobre os Mitos e verdades na produção e consumo de alimentos orgânicos.  E a engenheira agrônoma Fabiana Peneireiro com ampla experiência na metodologia de Educação Agroflorestalfoi convidada para falar sobre Agrofloresta: cuidado com a água e com a saúde

 

Renata Navega finalizará os trabalhos do Seminário incentivando os profissionais da FEPECS a tornarem-se uma CSA_Comunidade que Sustenta a Agricultura, modelo em que a agricultura é apoiada pela comunidade. Segundo ela, o agricultor deixa de vender seus produtos através de intermediários e conta com a participação das pessoas para a organização e financiamento de sua produção. Quem escolhe fazer parte de uma CSA, deixa de ser apenas um consumidor e se torna um co-agricultor. Passa a colaborar para o desenvolvimento sustentável da região estimulando o comércio justo e valorizando a produção local, podendo conhecer de perto de onde vem o seu próprio alimento.

A assessora da EAPSUS, Wania Carvalho,  ressalta a importância do Observatório OASE  frente ao contexto da escolha de Brasília como sede do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, definição que ocorreu em fevereiro de 2014 por 23 governadores do Conselho Mundial da Água. O Fórum será organizado pelo Conselho Mundial, pelo Governo Federal e Governo do Distrito Federal. O projeto do OASE é ser pólo irradiador de pesquisas e conhecimentos sobre o tema da água com destaque para a saúde, afirma a assessora.

 

As inscrições para o II Seminário “Novos Saberes em Água e Saúde” poderão ser feitas pelo formulário eletrônico no link:  http://goo.gl/forms/Bdqe6RomHi

 

Veja a programação no folder em anexo. Dúvidas podem ser enviadas para o email seminario.oase.2015@gmail.com

 

 ATENÇÃO: a certificação será feita pela EAPSUS/FEPECS-SES/DF e os participantes que se inscreverem com antecedência mínima de uma semana poderão retirar seu certificado ao final do evento.

ACESSE A PROGRMAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top