I Jornada da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Infanto-Juvenil

Inscrições (gratuitas) até 10 de agosto com vagas limitadas

Brasília (30/06/2016) – A Escola Superior de Ciências da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), promove a I Jornada da Residência Multiprofissional em Saúde Mental Infanto-Juvenil, nos dias 15 e 16 de agosto, no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), das 8h às 18h, e no dia e 17 de agosto, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), das 8h às 12h. A jornada é voltada para estudantes, residentes, profissionais da SES-DF e demais interessados na temática. As inscrições para a jornada são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de agosto com vagas limitadas pelo link http://goo.gl/forms/05IW0tylTwMFJK9H2.

“A Jornada promoverá o conhecimento e a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas e localidades do campo da saúde mental infanto-juvenil. Além disso, visamos estimular eventos científicos na residência e divulgar o programa desta residência e os serviços da saúde mental infanto-juvenil do DF, além de outros aspectos”, destacou a coordenadora do Programa da Residência em Saúde Mental Infanto-Juvenil do DF, Valdelice Nascimento de França.

Eixos temáticos

As conferências e mesas-redondas apresentarão os seguintes eixos temáticos, a serem trabalhados em cada dia do evento com: 1º Eixo Temático – A Clínica Institucional infanto-juvenil no SUS; 2º Eixo Temático – Políticas Públicas e Intersetorialidade e o 3º Eixo Temático – O Ensino em Serviço: no âmbito do SUS. O evento conta com o apoio da Escola Brasileira de Psicanálise

Local: Auditório do HRAN e da FEPECS

Data e Horário: 15/08/16 8h às 18h – Auditório do HRAN

16/08/16 8h às 18h – Auditório do HRAN

17/08/17 8h às 12h – Auditório da FEPECS

Inscrições (gratuitas): até 10 de agosto com vagas limitadas pelo linkhttp://goo.gl/forms/05IW0tylTwMFJK9H2.

Público alvo: estudantes, residentes, profissionais da secretaria de saúde do DF e demais interessados na temática.

E-mail para contato: jornadasaudemental@gmail.com

Programa PRELIMINAR

Segunda-Feira, 15 de agosto de 2016 – Eixo Temático Clínico-Institucional

7h30 – Credenciamento

8h – Mesa de Abertura do Evento

9h – 10h – Conferência – Sofrimento Psíquico Grave e Intervenções em Crise

10h – Intervalo

10h15 – 11h30 – Mesa-redonda – Compreensão e Manejo da Crise na Clínica Institucional

12h – Almoço

13h – 14h30 – Mesa-redonda – De que se trata o Diagnóstico na SMIJ?

14h30 Intervalo

14h45 – 18h – Exibição do Filme “A céu aberto” de Mariana Otero, seguido de debate

Terça-Feira, 16 de agosto de 2016 – Eixo Temático Políticas Públicas e Intersetorialidade

8h- Documentário sobre o Movimento Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica no país: “Dos loucos e das Rosas” (Duração do documentário: 23 minutos)

9h – Conferência – Políticas Públicas na Saúde Mental Infanto-Juvenil

10h – Intervalo

10h15 – 11h – Mesa-redonda – Serviços de saúde mental infanto-juvenil do DF (Panorama da Rede no DF)

12h – Almoço

13h – 14h – Conferência – Intersetorialidade e a Gestão em Rede

14h15 – Intervalo

14h30 – 16h30 – Mesa-redonda Intersetorialidade e a Gestão em Rede

17h – Lançamento de livros

Quarta-Feira, 17 de agosto de 2016. Eixo Temático – Ensino em Serviço no âmbito do SUS

8h – Mesa-redonda: O Ensino em serviço no âmbito do SUS

9h – 10h15 – Mesa-redonda: Interface entre as residências do campo da saúde mental e da saúde da criança e do adolescente

10h15 – Intervalo

10h30 às 11h45 – Mesa-redonda: Cenários e Residentes do Programa da RMSMIJ: Desafios e Oportunidades, o que dá pra fazer?

11h45 – Encerramento

*Programação sujeita a alteração, mais informações nos sites www.escs.edu.br ou www.fepecs.edu.br.