I Jornada Científica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do adulto

Brasília (22/03/2018) – A I Jornada Científica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do adulto foi realizada no dia 07 de março, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), como marco de encerramento da 1ª turma de residentes em saúde mental do Distrito Federal. O programa formou 23 residentes, dentre psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas , especialistas em Saúde Mental.

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora geral da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), escola responsável pelo Programa de Residência, Marize Biazotto, da gerente do Núcleo de Residência, Vanessa Campos, da coordenadora do Programa, Helicínia Peixoto, do representante da Fiocruz, Armando Raggio, dos tutores das residências do primeiro e segundo ano, respectivamente, Romeu Maia e Ademário Britto e dos representantes dos residentes Gabriela Pires (enfermeira residente) e Pedro Bonaldo (psicólogo Residente).

Foi um dia de jornada com a participação de 200 inscritos, que se reuniram no evento com o objetivo de divulgar os conhecimentos adquiridos nos primeiros dois anos de experiência com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto. Na ocasião, os participantes discutiram sobre a amplitude e complexidade das diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, a fim de trabalhar no sentido de reforçar alguns dos elementos constitutivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Distrito Federal. 

De acordo com a coordenadora do Programa, a Jornada foi muito enriquecedora e gratificante. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da formação em saúde mental nas políticas, na rede e no cuidado. Tiveram muitas discussões sobre as contribuições do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde Mental do Adulto nos serviços por onde passou, os residentes falaram sobre a experiência deles nesses dois anos de residência, os usuários dos serviços de saúde mental falaram da participação deles no campo da saúde mental. Ver nossos residentes discutindo de forma tão apropriada os temas de saúde mental é muito gratificante para nós, coordenação, tutores e preceptores, que trabalhamos arduamente para oferecer uma saúde mental de mais qualidade para nossos usuários”, completou Helicínia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top