Fepecs realiza ciclo de conversas com as Regiões de Saúde

Encontro com a Região Norte debate ações de integração ensino e serviços

BRASÍLIA (20/7/2015) – Identificar demandas de educação e, principalmente, unificar ideias em prol da saúde do Distrito Federal (DF) é proposta do Encontro de Rede de Conversas promovido pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), suas Escolas – Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS), Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS) e Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) – e cada uma das Regiões de Saúde do DF. O encontro com a Região Norte, composta pelas Regiões de Saúde de Planaltina e de Sobradinho, foi realizado na terça-feira (14) passada, na Fepecs, com a mediação do diretor-executivo da Instituição, Armando Raggio.

“O objetivo da Fepecs é identificar de modo compartilhado estratégias para o fortalecimento das ações de integração ensino e serviços no âmbito das especificidades de cada uma das Escolas, considerando as dimensões de atenção à saúde, gestão administrativa, participação e controle social no processo de produção do cuidado aos usuários. E dessa forma, termos uma participação mais orgânica por meio das Escolas aqui mantidas, aproveitando a capacidade profissional de todos – docentes, servidores, preceptores – no cumprimento de ações de assistência e ensino”, explicou o diretor-executivo.

A diretora do Hospital Regional de Planaltina (HRP), Heloísa Mascarenhas, e a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (Diraps) da região, Joana Silva, apontaram que o objetivo é a ampliação do ensino por meio da Atenção Primária no hospital. “Temos um desafio enorme na reestruturação para a certificação como hospital de ensino e também a sensibilização dos servidores para compreenderem as ações e a importância desse processo para a assistência. A partir do momento que alcançarmos esses objetivos, elevaremos o sentimento de pertencimento dos servidores e da comunidade”, ressaltou Joana.

A coordenadora geral da Regional de Saúde de Sobradinho, Andrea Kavamoto, destacou a importância do ensino na qualificação dos serviços de saúde. “É por meio do ensino que a assistência é adequada, o serviço ganha em qualidade e o usuário tem um atendimento eficaz. Além disso, temos a formação de uma mão de obra qualificada que vai alimentar o nosso serviço. O intuito é resgatar a integração do ensino com a gestão”.

O Encontro de Rede de Conversas  com as Regiões de Saúde teve início em maio e até o momento foram realizadas com a Região Oeste (Ceilândia e Brazlândia); Região Sudoeste (Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas) e Região Norte (Sobradinho e Planaltina). A Intenção é que as sete regiões de saúde façam parte desse ciclo até agosto com o objetivo de realizarem uma oficina no segundo semestre e compartilharem estratégias.

Foto:

Foto editada – Ascom Fepecs

Da esp. p/ a dir:

Anelice Batista (Etesb); Patrícia Beutel (Fepecs); Armando Raggio (diretor-executivo da Fepecs); Marcos Trajano (Samambaia); Andrea Kavamoto (coordenadora geral Samambaia); Renata (gerência da EAPSUS); Célia Milhomem (Fepecs); Dilma Teodoro (diretora da ESCS); Julianne Soares (SES); Joana Silva (Planaltina); Heloísa Mascarenhas (diretora do Hospital de Planaltina) e Ena Galvão (diretora da ETESB)