ESCS forma mais uma turma com 82 médicos

Desde a sua criação, em 2001, são 778 profissionais formados

Na sexta-feira (27), a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Ses/DF), realizou solenidade de formatura da 10º turma de medicina da ESCS. Desde a sua criação em 2012, a Escola Superior formou 778 médicos. Na ocasião, a mesa de abertura da solenidade foi composta pelo diretor executivo da Fepecs, Armando Raggio, pela diretora da ESCS, Maria Dilma Teodoro, pelo coordenador do curso, Paulo Roberto Silva, pela secretária de Assuntos Acadêmicos, Mara Kelly Leal, e pelos homenageados, o paraninfo da turma, o professor Bruno Vaz da Costa, e o patrono, professor André Luis Aquino Carvalho.

Para a diretora da ESCS, Maria Dilma Teodoro, a formatura da décima turma é uma importante conquista para a sociedade do Distrito Federal. “São 82 médicos disponíveis para a comunidade com uma formação humanística e voltada para o atendimento do Sistema Único de Saúde”. Além disso, a diretora ressaltou que o curso de medicina da ESCS está entre os dois no país que alcançou por três vezes consecutivas (em 2007, 2010 e 2013) a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ministério da Educação (Enade/MEC).

Formandos

O médico Ricardo Ramos passou no primeiro vestibular e destacou que a formatura em medicina é a realização de um sonho. “Sempre tive o desejo de ajudar as pessoas. Desde pequeno quando ouvia ambulância já ficava curioso”. A médica Fernanda Mendes antes de cursar medicina passou por biologia, veterinária, química, enfermagem e arquitetura.  “Não conclui nenhum curso porque meu sonho sempre foi medicina”, disse Fernanda.

Os novos profissionais citaram a metodologia da ESCS como um recurso de destaque comparado a outras escolas tradicionais. “A metodologia, sem dúvida, é o diferencial. Ela ajuda ao aluno a pensar”, concluiu Ricardo.  “Aqui a dedicação ao estudo e a compreensão exata do que estamos estudando e colocando em prática foi fundamental para a minha formação”, disse Fernanda.

Ingresso na ESCS em 2016

Pela primeira vez, a ESCS adere ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o ano de 2016 serão oferecidas 80 vagas para medicina e 80 vagas para enfermagem. O Enem irá oficializar a data para a inscrição