ESCS forma IX turma de Medicina

70 estudantes colaram grau em Medicina na tarde dessa quinta-feira, no auditório da FEPECS

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) formou, ontem (27/11), a IX Turma do Curso de Graduação em Medicina. A cerimônia de colação de grau aos 70 estudantes foi realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), com a presença da diretora executiva da FEPECS, Gislene Capitani, da diretora-geral da ESCS, Maria Dilma Teodoro, além de docentes, familiares e convidados. A turma de 2009 ganhou o nome da docente Marta Rocha, homenageou a servidora da biblioteca Fabiana Gomes de Azevedo, teve a docente Rosangiles Konrad como patrona e o docente Bruno Vaz, paraninfo.

Para a diretora da ESCS esse é um momento importante para a Escola e para o Distrito Federal (DF). “São 70 novos médicos no DF. A ESCS nesses 14 anos tem contribuído na formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde”, conclui Dilma. A Escola já formou 696 médicos.

Um momento de muita emoção, a solenidade reúne famílias que relembram momentos de superação. O pai do médico Victor Oliveira, 23, Sidevan Oliveira, brincou ao dizer que o seu filho se saiu melhor do que esperava. “A vontade de virar médico veio depois de um acidente grave aos 11 anos, a coluna dele fraturou seriamente e foram três anos de tratamento no Hospital Sara. A partir desse sofrimento foi que ele prometeu que só voltaria para lá quando se formasse médico”. Victor disse que a próxima etapa é fazer residência em cardiologia, ainda tem muito estudo e dedicação pela frente.

O médico Thiago Martins, 23, era só alegria, e apesar de ressaltar que até a formatura foi uma trajetória difícil, de muito estudo e abdicação de muitas coisas, valeu a pena, e já está se preparando para a residência. “Você esquece os problemas e só fica a perspectiva de ajudar o próximo. Quero me especializar em oftalmologia”, declara.

Outra família que comemorou foi a do médico Tiago Moreira, 24 anos. Pai de Iago, de apenas seis meses, estava acompanhado da esposa e da mãe, Maria de Lourdes Moreira, emocionadas. O filho estava a caráter com jaleco da ESCS. “Quem sabe ele será médico igual o pai”, declarou a esposa Bruna Marques.

Foto:Thiago Martins,23, Ana Flávia Oliveira, 25, Marina Lima, 25, Renan Belém, 26.

Foto: Vera Oliveira(mãe), Victor Oliveira, 23, Sidevan Oliveira(pai)

Foto: Diretora da ESCS, Maria Dilma Teodora, e formandas.