Escs e UERJ promovem mestrado profissional em Administração em Saúde

A formação visa contribuir para o fortalecimento do ensino e da gestão educacional na saúde

BRASÍLIA (29/10/15) – Um total de 18 profissionais da saúde, entre eles, nove servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, participam nesta semana da abertura do Mestrado Profissional em Administração em Saúde (MPAS), que tem duração até 2017. O mestrado, que enfatiza a temática do ensino na saúde e a gestão de processos educacionais faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ) em parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Escs/Fepecs), com o Ministério da Saúde (MS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A abertura, contou com mesa redonda e participação do coordenador do Mestrado, Prof. Dr. Mario Dal Poz, e do Prof. Dr. Alberto Infante Campos, que foi Secretário Nacional de ordenação, Qualidade e Coesão do Ministério da Saúde da Espanha, atualmente professor emérito da Escola Nacional de Saúde, do Instituto de Saúde Carlos III, em Madri. “Essa formação é fundamental. Na Espanha, temos um programa semelhante que funciona há 40 anos e isso tem contribuído demasiadamente na qualidade do cuidado com a atenção sanitária”, informou Campos.

A coordenadora adjunta do Programa da UERJ, Profa. Adriana Cavalcanti de Aguiar, ressaltou a participação da Escs/Fepecs na construção do mestrado e a participação do Governo do Distrito Federal (GDF) na defesa da formação superior com qualidade. “Esse projeto é coerente com todo o esforço do GDF, desde a criação de uma escola dentro da Rede de Saúde que visa contribuir na formação superior e na pós-graduação dos seus trabalhadores, antecipando problemas da Rede”, disse.

De acordo com a Coordenação de Pós-Graduação da Escs, a realização do Curso de Mestrado (MPAS) pretende fortalecer a gestão e o ensino na saúde no Distrito Federal. O objetivo é que o Curso auxilie no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, responda às necessidades na consolidação da integração ensino-serviço. Os profissionais que atendem ao mestrado são egressos do Curso de Especialização em Ensino em Saúde (CEES), organizado pela UERJ, concluído em maio de 2015.