ESCS e Fiocruz realizam a 2º edição do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no DF

A abertura foi realizada no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília (HMB)

Na manhã dessa quinta-feira (10/12), no auditório da Fundação Hemocentro, foi realizada a Solenidade de Abertura do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, promovido pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde (MS). Por ser uma diretriz política do MS, esse curso está sendo oferecida em quase todos os estados do Brasil. A mesa de abertura contou com a presença da professora Ana Luiza Stiebler, do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho no SUS (Progesus), da Fiocruz do Rio de Janeiro; do diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (Degerts/MS), Ângelo D´Agostini Junior; do coordenador pedagógico do Curso no Distrito Federal e docente da ESCS, Luciano de Paula Camilo e representando a Coordenação de Pós-Graduação e Extensão da ESCS, o professor Levy Aniceto Santana.

O coordenador pedagógico do Curso aponta que a intenção da especialização é aperfeiçoar desde a área de gestão de pessoas e a de formação da força de trabalho em saúde, até discutir políticas públicas e modelos de gestão, respeitandoas peculiaridades do DF. “Essa é uma oportunidade de trazer os profissionais que estão nos diversos serviços da Secretaria de Saúde para a reflexão em relação à gestão do trabalho e da educação. Destaco a importante participação da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) por meio da ESCS em possibilitar a qualificação dos servidores que atuam na  área da saúde”, destacou Camilo.

De acordo com Ana Luiza Stiebler, a ideia do curso de especialização surgiu em 2006 depois que trabalhos de pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e dos Conselhos de Secretaria Municipais de Saúde demonstraram que a situação da gestão na área de recursos humanos, qualificação dos gestores e infraestrutura em todos os municípios brasileiros precisava de mudanças.  “A área da gestão na saúde é complexa e diante de um diagnóstico apontando para mudanças quanto à gestão na área do trabalho e da educação da Saúde, o MS decidiu implantar a especialização com o apoio pedagógico da Fiocruz e por isso, estamos em todos os estados capacitando em parceria com as secretarias de Saúde e instituições de ensino.”, explicou Ana Luisa.

O diretor do Degerts, Ângelo D´Agostini Junior, apontou que para o Ministério da Saúde, a realização desse Curso de Especialização é uma de suas principais políticas. Ele citou o importante papel das parcerias com os diversos atores, como governo estadual, academia e outros setores. “Esse curso expressa o conteúdo e a visão que o MS tem de políticas públicas dentro da saúde, oferecendo a capacitação para os servidores, juntamente com outros setores, a fim de que eles possam atuar cada vez melhor e reproduzir esse conhecimento”. Destacou.

Esta é a segunda edição do curso de especialização que aconteceu pela primeira vez em 2010. O curso é direcionado para profissionais da Secretaria de Saúde do DF e também tem a participação de servidores do MS, contando com 35 estudantes de diversas áreas, como enfermagem, letras, administração, medicina, direito, biologia.  A duração do curso é de 11 meses.