ESCS e EAPSUS apresentam projeto no lançamento Rede de Inovação

Servidores das escolas desenvolvem aplicativos para auxiliar no serviço do SUS-DF

Brasília (27/06/2018) – Servidores da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS) participaram do lançamento da Rede de Inovação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal: InovaSES, nesta terça-feira (26).

Na solenidade de abertura, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ressaltou o investimento em inovação dentro da secretaria, proporcionando uma estrutura capaz de identificar boas ideias, de forma que elas saiam do papel. A fim de mostrar algumas dessas ideias inovadoras, foram apresentados, na ocasião, os trabalhos desenvolvidos por servidores no curso Design Thinking, ministrado pelo servidor dos Correios Frederico Nobre, realizado este mês, durante três dias.

Segundo Nobre, a função principal do curso foi trazer a inovação pensando que ela começa no ser humano. “Trazemos o ser humano para o centro das decisões, levando em conta a empatia, as dores, compreendendo o ser humano e suas necessidades. Isso é uma característica própria da saúde. E a SES ter essa iniciativa como parte das suas decisões é um grande avanço para a comunidade e para os servidores”.

A servidora da ESCS Adriana Jaccoud, uma das participantes do curso, apresentou o projeto desenvolvido com outros servidores e falou da oportunidade de pensar de forma diferente os problemas da saúde.

​”O nosso projeto, Saúde nas Mãos, é um protótipo de aplicativo para telefone móvel, que tem como objetivo facilitar a informação para o acesso do atendimento à população, como por exemplo, os serviços e unidades de saúde mais perto de acordo com sua demanda de assistência à saúde.” ​

Outro trabalho apresentado no evento foi o do servidor da EAPSUS Marcus Kemper que desenvolveu junto com servidores de outros órgãos o aplicativo sob o nome Conecta SES. “O nosso trabalho foi pensado para atender as necessidades da Atenção Primária e atendimento de urgência, com um cadastro simples e acesso facilitado na primeira página para serviços como o do Samu, entre outros”, destacou Kemper.

Outra iniciativa envolvendo servidores e docentes da ESCS e da EAPSUS foi um projeto voltado para o acervo digital de informações da SES.  “O nosso objetivo foi desenvolver um aplicativo para o acesso interno que reunisse em um espaço e com facilidade de pesquisa portarias, normas, instruções da própria secretaria”, informou a servidora da EAPSUS Renata Freire.

Todos os trabalhos desenvolvidos são protótipos, passarão por testes e farão parte da Rede Inovação com o apoio desses servidores facilitadores.

InovaSES  – O objetivo da Rede de Inovação é fomentar e viabilizar a inovação, com foco na valorização das pessoas, no conhecimento e no compromisso com os resultados do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal. A proposta é que a rede seja formada, principalmente, pelos servidores da pasta, com a colaboração de outras instituições governamentais ou parceiros.

EMPREENDEDORISMO – O InovaSES surgiu de outro projeto inovador, que foi o Papo de Saúde. A finalidade era oferecer aos servidores um espaço para conversar diretamente com o secretário de Saúde, trazer novas ideias e a Rede Inovação foi uma delas, segundo a idealizadora do projeto, a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da Secretaria de Saúde, Márcia Blumn.

Segundo ela, o InovaSES contará com laboratório, o LAB InovaSES, um ambiente físico de inovação, também inaugurado nesta terça-feira.

Também foi criado o portal www.inova.saude.df.gov.br, canal destinado a promover a gestão do conhecimento.

FINALIDADE – As ações desenvolvidas pelo InovaSES se propõem a desenvolver competências para inovação, no âmbito institucional; disponibilizar ferramentas, técnicas e métodos de inovação; comunicar e realizar eventos, ações e publicações sobre inovação; estabelecer parcerias relacionadas à inovação; apoiar, de forma colaborativa, ideias, experiências e projetos inovadores de servidores, unidades e parceiros; e promover estudos e pesquisas relacionados à inovação para a melhoria de processos e serviços.