ESCS – Qual é a metodologia de ensino da ESCS?

A ESCS utiliza metodologias de ensino-aprendizagem como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização. Possui como estratégia pedagógica a adoção de um currículo integrado, fundamentado no construtivismo e no humanismo, o ensino centrado no estudante e a integração entre o ensino, serviços e comunidade, através da inserção precoce nas práticas profissionais.

A Problematização possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das práticas nos serviços de saúde, entrar em contato com a realidade e identificar junto aos profissionais e à comunidade problemas e situações relevantes, fazer reflexão crítica e propor alguma intervenção. A dinâmica do processo de aprendizagem é analisar e refletir sobre uma situação problema, buscando sua compreensão e fundamentação, para formular hipóteses que a solucionem e que possam ser colocadas em prática para que sejam validadas. A organização dos conteúdos está sustentada na interdisciplinaridade, e tem a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe como temas transversais em todos os módulos temáticos e práticas profissionais. As turmas são compostas em pequenos grupos onde o docente é o facilitador do processo de ensino-aprendizagem.