Equipe da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica (CPECC) coordena Curso de Iniciação Científica (IC) para qualificar os estudantes da ESCS

CURSO DE EXTENSÃO INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA EM SAÚDE visa qualificar os estudantes, que foram indicados pelos Docentes responsáveis pelos projetos de pesquisa selecionados no Edital 2017/18 de Iniciação Científica. A capacitação dos estudantes é pioneira na instituição e obrigatória a todos os participantes do Programa de Iniciação Científica (PIC) da ESCS.

No presente Curso, adotamos metodologias ativas, seguindo o modelo pedagógico adotado pela ESCS, o qual coloca no centro do processo educacional o protagonismo do estudante, com ênfase no desenvolvimento cognitivo em ambiente coletivo.

O Curso utiliza o método da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE / TBL) e abrange seis Unidades Educacionais: Estratégia de Busca de artigos científicos; Estudos de Revisão; Estudos Observacionais; Estudos de Intervenção; Ética na Elaboração, Condução e Divulgação Científica; e Elaboração de Artigo Científico. Com carga horária de 32 horas e participação de cerca de 154 estudantes da Iniciação Científica da ESCS, bolsistas e voluntários do Programa, o curso terá três edições.

O impacto esperado com este curso será grande, pois a qualificação dos projetos de pesquisa implica em produtos que tragam melhorias para a comunidade, o ensino e os serviços do Sistema Único de Saúde-SUS do Distrito Federal.