9.º Seminário do Programa Educacional de Interação Ensino Serviço e Saúde da ESCS

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2014 realizou se no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o 9.º Seminário do Programa Educacional de Interação Ensino Serviço e Saúde (IESC) da ESCS, com participação de mais de 250 estudantes do 1°, 2° e 3° anos do curso de Medicina.

Nele houve 17 apresentações orais e 28 apresentações sob a forma de pôster, e que abarcou temas como: imunização, vigilância em saúde, promoção à saúde, prevenção a agravos (tabagismo, prevenção de acidentes, violências, etc) avaliação dos atributos da atenção primária em saúde, acolhimento, Projeto Terapêutico Singular, atividades em escolas, instituições de longa permanência, dentre outros.

Os objetivos do encontro foram: 1)Revisar o Programa Educacional a luz das novas diretrizes curriculares; 2) Avaliar a Proposta Educacional em curso; 3) Identificar fortalezas e desafios enfrentados para o desenvolvimento do Programa Educacional e; 4) Apresentar propostas de reformulação para a incorporação em novos manuais dos 3 primeiros anos do curso de medicina, a partir de 2015.

De acordo com a coordenadora do Seminário e Programa IESC, Ednamara Santos, ”o evento foi um sucesso em função do número dos estudantes e preceptores participantes, os quais discutiram e apresentaram propostas de revisão do Programa Educacional. Haverá a consolidação dessas propostas, sob a forma de um documento, que será apresentado à ESCS é à Coordenação do curso de Medicina, para reformulação a partir de 2015”.