2º Ciclo de cooperação do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) – 7 de novembro

Cooperação em favor das Águas

2º Ciclo de cooperação do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) acontece no dia 7 de novembro

Neste próximo dia 7 de novembro, das 9h às 12h, no auditório 4 do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade de Brasília, acontecerá a assinatura de um documento de cooperação entre nove instituições brasileiras e internacionais em favor de um olhar integrativo e transdisciplinar para a água. O documento materializa o segundo ciclo de cooperação do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água), que teve seu primeiro período de vigência entre 2009 e 2011, quando o grupo realizou 24 frentes de trabalho incluindo a realização de concursos, publicação de livros e a realização de eventos como o “Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade”, realizado no Senado Federal e no Museu da República no final de 2011.

Um destaque deste novo ciclo de cooperação é a entrada da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, que passa a reforçar a agenda de saúde ligada a água no acordo a ser assinado. Os representantes das 09 instituições signatárias se farão presentes para a assinatura que acontecerá após a mesa-redonda “Água, Saúde e Produção de Alimentos” e que contará com a presença da diretora executiva da FEPECS, Gislene Capitani, e do reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo. O evento é aberto ao público e faz parte da Semana Universitária 2014 da Universidade de Brasília, que ocorre do dia 3 ao dia 8 de novembro com o tema “Aonde a UnB pode te levar”.

De acordo com Sérgio Ribeiro, coordenador de Articulação da Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água (REATA), a assinatura representa um importante passo para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a água. “As pessoas no dia-a-dia acabam tendo uma relação muito pragmática e utilitarista com a água e esquece de sua dimensão cultural, estética e até espiritual. Precisamos lembrar que ela é a base de tudo que é vivo”, afirma.

Ribeiro explica que o tema emergente no novo ciclo é puxado pela Organização Mundial de Termalismo, que passa a fazer parte do CET-Água, e que congrega grupos de todo o mundo em favor da promoção da saúde por meio das águas com propriedades medicinais e curativas. “O termalismo social e a crenoterapia foram incluídos na nova Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) como uma prática a ser utilizada no Sistema Único de
Saúde. Outro tema de destaque neste novo ciclo de cooperação é a iniciativa para instalação do Observatório Transdisciplinar em Água, Saúde e Educação (OASE) que já teve um protocolo de intenções assinado em março de 2014 e que tem algumas fases de implantação para os próximos anos”, finaliza.

As inscrições para a mesa-redonda podem ser realizadas no site http://www.semanauniversitaria.unb.br/

O quê: Mesa Redonda “Água, Saúde e Produção de Alimentos”

Quando: 7 de novembro, das 9h às 12h, no auditório 4 do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro)

Coordenadora: Vera Margarida Lessa Catalão – professora da Faculdade de Educação da UnB com doutorado em Paris 8 e pós-doc na USP.

Painelistas:

Gilles Ferment – graduado em Biologia dos Organismos, Mestre em Ecologia e Gestão Ambiental (Universidade Paris 7). Consultor do IICA (Instituto Interamericano para a Cooperação Agrícola).

Tema: O Brasil é o segundo maior produtor de plantas transgênicas no mundo. Duas características apenas são hoje comercializadas no País: plantas que sintetizam toxinas inseticidas nas suas células (plantas Bt) e plantas que acumulam herbicidas sem isto desencadear efeitos fitotóxicos. Ambas as tecnologias, quando usadas à proximidade de corpos d`água, irão gerar biorriscos significativos para os ecossistemas e para as populações humanas que os usam.

Marcelo Giovane Alves – graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE com mestrado em Gestão de Redes de Telecomunicações pela PUC-CAMPINAS e mestrando em biomedicina pela UNB.

Tema: O corpo humano é constituído de 60% de água em peso e de 97,9% em número de moléculas, estas por sua vez absorvem energia num amplo espectro eletromagnético em um meio interfacial como membranas celulares. Parte da energia absorvida  (2/3) é distribuída para moléculas vizinhas que assumem formas geométricas específicas e vibram em uníssono com o a indução magnética (natural ou artificial) presente no meio ambiente, possibilitando um incremento no acúmulo de energia e a utilização desta na condução de processo bioquímicos como o envelopamento de proteínas.

Sandra Duarte – graduada em Odontologia pela UnB, mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações – UnB;  Coordenadora da Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável da SES-DF.

Tema: O cuidado à saúde da população do campo do Distrito Federal, com ênfase em ações de prevenção e tratamento de intoxicações exógenas pelo uso de agrotóxico e na conscientização dos problemas relativos ao uso indiscriminado do agrotóxico para a saúde humana e meio ambiente.