TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) – ENFERMAGEM/ESCS

No dia 05 de novembro, aconteceu a defesa oral de 40 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dos estudantes da 4ª série do Curso de Graduação em Enfermagem/ESCS – Unidade Samambaia. Os temas foram variados, resultantes do conhecimento, interesse e experiências vividas pelos estudantes ao longo do seu processo de graduação.

O estudante Minervino Torres, apresentou o TCC: A influência das práticas religiosas mediúnicas no processo de produção de saúde, a escolha dessa temática partiu da necessidade de aprimorar seu conhecimento na área de saúde mental e sua prática. Minervino disse que “o curso foi muito bom, apesar das dificuldades, essas, irão sempre existir. O gratificante é o reconhecimento do profissional no mercado de trabalho e a qualidade que o curso oferece”.

Já, a estudante Sueli Muniz, apresentou o tema: Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes atendidos na sala de observação adulta de uma Unidade de Pronto Atendimento em Samambaia-DF, “pensando em conhecer o perfil da população que procura esse serviço, as patologias e as questões sociais”.

Nas falas, os estudantes, acreditam que o TCC é uma oportunidade oferecida pela escola de se fazer pesquisa e construir conhecimento científico, uma vez, que a pesquisa pode contribuir na transformação de suas práticas e de outros.

Ambos acrescentam que as metodologias de ensino-aprendizagem problematizadoras adotadas na ESCS, são desafiadoras, e impulsionam os estudantes de fato a aprender a aprender, fortalecendo-se para lidar com as situações concretas e para a transformação da realidade – Esse é o diferencial!!

Fonte:Docente Soneide Nunes

Assistente da CCE/ESCS