SES- DF realiza IV Jornada de Prevenção do Suicídio até o dia 3 de setembro

A IV Jornada de Prevenção do Suicídio começou nessa segunda-feira (3/9), no auditório da Universidade Corporativa dos Correios, na Asa Norte. A mesa de abertura contou com a participação dos representantes da área de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Kinoshita, e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Disam), Ricardo Lins, além do professor da Universidade de Brasília (UNB), Marcelo Tavares, do presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV), Robert Paris e do diretor-executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs/SES), Armando Raggio.

O diretor-executivo da Fepecs ressaltou que toda iniciativa de proteção à vida deve ter o compromisso de instituições de ensino como é o caso da Fepecs que mantém três escolas de formação para o trabalho na saúde. “Mais do que atender a fatalidade da doença ou da tentativa do ato, devemos compartilhar com a sociedade essa atitude de enfrentamento e superação a partir da escuta, da atenção e do cuidado”, disse Raggio.

A programação do primeiro dia teve a palestra da presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec) com o objetivo de mostrar o trabalho que acontece há 10 anos em 37 cidades do Brasil e já beneficiaram 250 mil crianças.  “É possível para as crianças, desde os seus 6 anos, desenvolverem habilidades emocionais. Essas habilidades funcionam como fator de proteção à saúde metal, possibilitando maior autonomia para as crianças em lhe dar consigo mesmo e com os outros. É possível evitar, desde cedo, que crianças evoluam para comportamentos destrutivos”, afirma Tânia. O programa desenvolvido pela instituição acontece em salas de aula das escolas públicas ou privadas, com a capacitação dos professores em todas as técnicas e na metodologia do programa, a partir de atividades lúdicas. O programa será implantando em Sobradinho, sendo a primeira experiência no Distrito Federal.

A IV Jornada segue até a quinta-feira (3/9) com a programação pela manhã no auditório da Universidade Corporativa dos Correios e, à tarde, serão realizados os minicursos nas salas da Fepecs, no endereço SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs.

A IV Jornada é coordenada pela Diretoria de Saúde Mental, da Subsecretaria de Atenção à Saúde (Disam/SAS) e promovida em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Eapsus/Fepecs), vinculadas à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O evento conta, ainda, com a parceria do Ministério de Saúde, do Conselho Federal de Psicologia, da Universidade de Brasília e do Centro de Valorização da Vida.

Veja a programação http://www.dominioprovisorio.net.br/ArquivosDiversos/programa%C3%A7%C3%A3o%20jornada%20de%20preven%C3%A7%C3%A3o%20ao%20suicidio.jpg