SES recebe mestrandos de renomada universidade americana

Parceria da ESCS com a Marshall School of Business dos EUA une conhecimento acadêmico e práticas em Saúde

(Brasília, 23/3/2016) – A Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde (Cpecc/ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), recebeu, na semana passada (de 15 a 19 de março), um grupo de estudantes do programa de mestrado em Global Medicine da Marshall School of Business (MSB), da Universidade do Sul da Califórnia (USC), dos Estados Unidos.

A visita dos estudantes visa dar início, ainda este ano, ao Projeto de Gestão de Filas de Espera para Cirurgia no âmbito do DF, sob a coordenação do médico Manoel Luiz Neto, responsável pela cirurgia geral da SES. “A comunidade do DF tem muito a ganhar com essa parceria a partir da avaliação da eficácia e eficiência dos serviços, além da redução das filas de espera em cirurgias”, ressalta o coordenador e responsável pelo Projeto.

Os estudantes americanos Andy Troung, Vanessa Jackson e Alexis Uribe ressaltaram que a parceria da USC com a ESCS, que acontece desde 2012, é uma excelente oportunidade no aprendizado e na implementação de projetos. “As visitas foram fundamentais para termos uma ideia de como funciona o processo de planejamento das cirurgias eletivas e de urgência e como os profissionais atuam. Essa experiência não é só válida para o DF, mas para os EUA. É estimulante saber que, no Brasil, a saúde é um direito universal defendido pela Constituição, uma realidade bem diferente da americana”, afirmou Andy.

Parceria

O coordenador da Cpecc, Karlo Jozefo, à frente dessa articulação entre ESCS/FEPECS/SES e USC desde o início da parceria, aponta a importância das duas instituições. “A partir dessa relação, é garantida de que a pesquisa acadêmica e as demandas da gestão estejam integralizadas e contribuindo uma com a outra, produzindo inovações, sem gerar novos encargos para o sistema, ao tempo em que promove, ainda, melhorias na saúde da população local”, afirma.

Os estudantes participaram de reuniões programáticas de políticas de saúde na Secretaria, observando como os atores locais enfrentam as dificuldades e planejam suas ações, além de realizarem visitas aos centros de saúde. A parceria não representa qualquer encargo financeiro à SES/DF. O Termo de Cooperação Acadêmica Internacional tem como signatários a ESCS, a Secretaria de Saúde do DF e a Universidade do Sul da Califórnia, por meio do professor do Mestrado em Healthcare Operations, Sriram Dasu. O projeto conta, também, com a parceria da Universidade de Brasília, por meio do Curso de Engenharia de Produção, da Faculdade de Tecnologia, sob a coordenação do professor Sanderson César.