Seminário reúne estudiosos para debater preservação da água

Encontro discute temas sobre a relação entre saúde humana e o meio ambiente

BRASÍLIA (26/3/15) – Um intenso debate sobre a preservação dos recursos hídricos reúne nesta quinta-feira (26), estudantes, professores e pesquisadores no Auditório da Fepecs. O encontro é resultado da realização do II Seminário “Novos saberes em água e saúde”.

Com a temática “Água, produção de alimentos e saúde na perspectiva transdisciplinar”, o objetivo do evento que se estenderá até o fim da tarde é informar, alertar e sensibilizar os participantes para a relação entre saúde humana e a saúde do meio ambiente, e para a importância da proteção da água também na área rural, no que se refere à produção de alimentos.

“Reunimos nesse espaço grandes pesquisadores, estudantes e interessados que se tornarão multiplicadores do tema para ajudar a enfrentar esse desafio, que é conscientizar as pessoas sobre a manutenção da água”, destacou o secretário de Saúde, durante a abertura do evento.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 750 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e aproximadamente mil crianças morrem por dia por contraírem doenças relacionadas à água contaminada. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que em 15 anos a população mundial precisará de 40% a mais de água, 35% a mais de alimentos e 50% a mais de energia.

“O ser humano ainda não se deu conta da finitude dos recursos hídricos. Estamos em tempos de mudança climática, mas também de crise de compreensão que é necessário preservar”, destacou o secretário de Meio Ambiente, André Lima.

Confira aqui mais informações:

Fonte : Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.