Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) – de 12 a 20 de maio

Ocorre, anualmente, em todo o Brasil, a Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) que, por reivindicação da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, foi oficializada pelo Decreto Presidencial no 48.202, de 12 de maio de 1960. A SBEn tem início em 12 de maio – Dia Internacional do Enfermeiro – em homenagem à Florence Nightingale e finda em 20 de maio – Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem – em homenagem à Ana Justina Ferreira Neri – ambas personalidades da enfermagem mundial e brasileira.

Em 2016, comemoramos a 77a SBEn e também os 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a mais antiga e historicamente importante entidade da Enfermagem Brasileira. O tema central desta edição é  “ABEn 90 Anos – Construção Histórica e Política da Enfermagem”. Ao longo da 77a SBEn, nos serviços assistenciais e instituições de ensino de todo o país, incluindo a ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/FEPECS/SES/DF, estaremos reunidas(os) em uma ampla e diversificada agenda de atividades científico-culturais, dirigida trabalhadores da saúde e comunidade usuária do sistema de saúde, bem como à estudantes e docentes.

Refletiremos sobre nossa prática profissional e a formação em enfermagem no Brasil, pautando nossas principais conquista, desafios e perspectivas, ressaltando a importância da enfermagem para defesa da saúde como um direito de todos!Momento oportuno para pensar a enfermagem como a maior força de trabalho no campo da saúde, sua participação histórica nas grandes lutas democráticas do país e as contribuições da ABEn para o desenvolvimento científico e tecnológico da enfermagem brasileira, entre outros temas.

Confiram a agenda da ABEn-DF:

• 12 de maio – 14h –  Auditório do HRAN– Abertura Oficial da 77a SBEn-ConferênciaConstrução Histórica e Política da Enfermagem Brasileira”.
  • 13 de maio –  14h – ABEn- Nacional(603 Norte) – Exposição dos trabalhos científicos que concorrem ao Prêmio CEPEn.
  • 14 de maio – de 9h às 13h – Feira do Guará, Feira dos Importados e Rodoviária do Plano PilotoTenda da Saúde – com ações educativas, Práticas Integrativas em Saúde e de atendimento em saúde, além de oficinas artísticas e culturais.
  • 20 de maio –  14h –  ABEn Nacional – Encerramento da 77a SBEn– Premiação e homenagens.

Confira a agenda completa da 77a SBEn (incluindo a programação das escolas de enfermagem e serviços de saúde do DF) no site: www.aben-df.com.br

Aguardamos vocês!!!

ABEn